February 20, 2019

Please reload

Recent Posts

Dezesseis coisas que não podem faltar na sua caixa de costura - além do básico

July 19, 2017

Nem só de linhas e agulhas é composto um bom kit de costureira. Muita gente tem na sua caixinha diversos materiais que não são considerados "de costura". Fiz uma lista, juntamente com outras costureiras, daquilo que consideramos mais importante:

 

1. Desmanchador de pontos ou abridor de casea - Esse é um item que utilizamos toda hora. Nem sempre aquela costura sai perfeita, nem sempre o ponto está bem regulado. "Um Salve" aos desmanchadores de pontos que tanto nos salvam! 

 

 2. Duas tesouras diferentes, uma para tecido e outra para papel - Pode parecer óbvio para quem já lida com tecidos há bastante tempo, mas muita gente não sabe que cortar papel tira o fio da tesoura! 

 

 

3. Tesoura para fios - Indico para deixar ao lado da máquina, naquele momento que só precisa cortar a linha. Ele agiliza o trabalho pois não precisa engatar todos os dedos no buraco da tesoura.

 

 

4. Mínimo duas cores para o giz de alfaiate ou cacos de sabonete - Eu sempre digo nas minhas aulas que o bom é comprar sempre duas cores contrastantes de giz, para o risco ficar visível em todos os tons de tecidos. Ou, um improviso legal é usar sabonete em barra, aquele finalzinho quando ele fica bem fininho.

 

5. Fita métrica dupla face - Para o tipo de trabalho que faço, a melhor fita métrica é aquela com numeração em centímetros em ambos os lados. Quem faz patchwork trabalha com polegadas, então preste atenção na unidade de medida mais adequada para você. Mas tem um detalhe: a numeração deve ser inversa no "avesso", ou seja, de um lado começa no "01" e termina no "150" e do outro lado deve ser do "150" ao "1". Isso facilita o trabalho, pois você não precisa cuidar o lado que pegou a fita. Já comprei umas Made In China que começava no "01" em ambos os lados e é meio chato ter que "catar" a outra ponta!

 

6. Alfinetes cabeça de vidro - Pode até comprar os cabeça de plástico ou os sem cabeça. Mas que um bom alfinete faz a diferença no dia a dia da costureira... ah, isso faz! A vantagem dos cabeça de vidro é não derreter com o ferro de passar. Já pensou alfinetar uma bainha e, na hora de passar a ferro, aquele plástico escorrer por cima? Nããão!

 

7. Carretilha para marcar molde - Aqui na EstiLisot ela está presente em todas as sacolinhas entregues aos alunos. É usada para marcar o molde no papel. O ideal é que tenha uma base "fofa", como um pedaço de papelão ou chapa de EVA por exemplo.

8. Lápis de cor aquarelável - Tenho umas 3 cores variadas na minha caixinha. Utilizo para riscar tecido. O grafite dos aquareláveis é macio e o bom é que sai com água. Tem gente que usa também lápis 6B, mas eu não sou muito fã pois já ficou risco na roupa mesmo depois de lavada. Cabe a você experimentar qual se adapta mais ao seu trabalho.

 

9. Dedal de metal - Um bom dedal salva nosso dedinho! Indico para quem costuma manusear e costurar à mão aqueles tecidos mais grossos, como sarjas pesadas e jeans. Muita gente não sabe como usar, coloca no indicador.

 

10. Linhas nas cores clássicas - Bege, cinza, marinho, vermelho - além do preto e do branco, é claro.

 

11. Muitas bobinas - Deixe sempre preparado muitas bobinas da cor do tecido que você está costurando. Uma das coisas que mais atrasa o trabalho de uma costureira é ter que tirar toda a linha da máquina porque acabou a linha de baixo!
 

12. Alfineteiro - uma almofadinha para abrigar seus alfinetes e agulhas é indispensável. Descarte as embalagens de alfinetes que vem em disco, por exemplo. Elas são somente embalagens, não servem para o dia a dia.

 

13. Enfiador de linha ou lupa - Esse eu confesso que não tenho no meu kit, mas muitas costureiras julgaram ser essencial, por isso coloquei aqui na lista. O enfiador é uma pecinha de metal que ajuda a colocar a linha na agulha. Geralmente é feito de material bem frágil, então, se te ajudar, pode também ter uma lupinha que ela quebra o galho.

14. Ímã - Um caco de ímã ajuda bastante na hora da limpeza do seu atelier. Também dá para grudar em uma vassoura, próximo às cerdas. Aí é só passar perto do chão antes de varrer. Para mim, é a maneira mais rápida que tem de juntar tudo o que for de metal espalhado no chão!

 

15. Alfinetes de segurança - Também conhecidos como Joaninhas, não vivo sem! Uso para desvirar tiras e passar fita.
 

16. Ferramentas como pinça, chave de fenda, chave de boca - É legal ter sempre à mão um "kit de primeiros socorros da máquina", pois ela pode dar aquela desregulada, e muitas vezes basta um ajuste com uma chave e pronto! 

 

E você, tem mais algum instrumento que ache indispensável na caixinha de costura? Conta pra mim!

 

Um beijo,

Elisa Lisot

 

 

 

Please reload

EstiLisot Moda Escola

CNPJ: 13.818.461/0001-18 

Prazo de entrega da EstiliShop: até 7 dias úteis após a confirmação do pedido do(os) produto(os)