Dezesseis coisas que não podem faltar na sua caixa de costura - além do básico

Nem só de linhas e agulhas é composto um bom kit de costureira. Muita gente tem na sua caixinha diversos materiais que não são considerados "de costura". Fiz uma lista, juntamente com outras costureiras, daquilo que consideramos mais importante:

1. Desmanchador de pontos ou abridor de casea - Esse é um item que utilizamos toda hora. Nem sempre aquela costura sai perfeita, nem sempre o ponto está bem regulado. "Um Salve" aos desmanchadores de pontos que tanto nos salvam!

2. Duas tesouras diferentes, uma para tecido e outra para papel - Pode parecer óbvio para quem já lida com tecidos há bastante tempo, mas muita gente não sabe que cortar papel tira o fio da tesoura!

3. Tesoura para fios - Indico para deixar ao lado da máquina, naquele momento que só precisa cortar a linha. Ele agiliza o trabalho pois não precisa engatar todos os dedos no buraco da tesoura.

4. Mínimo duas cores para o giz de alfaiate ou cacos de sabonete - Eu sempre digo nas minhas aulas que o bom é comprar sempre duas cores contrastantes de giz, para o risco ficar visível em todos os tons de tecidos. Ou, um improviso legal é usar sabonete em barra, aquele finalzinho quando ele fica bem fininho.