top of page

Como customizar camisetas - sem costura!

Quando troca a estação e as novas coleções chegam nas araras, dá vontade de ir às compras e tomar um banho de loja com tudo o que tem de atual e bacana, não é mesmo? Sabemos que a crise financeira na qual estamos vivendo requer retenção de gastos. Isso não quer dizer, contudo, que precisamos estagnar nosso guarda roupa e não inovar!


No bate papo que tive com Fernando Maluhy - o criador da marca de tecidos mais fofos que já vi - ele fez uma observação bem pertinente: "Já percebeu que é nas épocas de crise que o artesanato mais cresce? E não falo somente no setor da Costura, mas sim em todas as áreas do "feito à mão", como pintura, bijuteria, perfumaria e confeitaria" E não é verdade? Aposto que você tem uma conhecida que faz brigadeiros ou bolos para aumentar a renda! (Para ler mais sobre esse encontro e a visita que fiz na loja dele em São Paulo, clique AQUI)


Se você é ou foi aluno da EstiLisot, ótimo! Tenho certeza que já confeccionou, reciclou e transformou suas peças com muito pouco dinheiro! Mas se você se considera um zero à esquerda na costura, não se preocupe, pois a boa notícia que tenho para dar é que é possível mudar uma peça somente munido de tesoura.

Para ilustrar isso, fiz a foto abaixo de maneira bem didática:

Essa era uma T-Shirt masculina - peguei do armário do irmão. Para dar um ar feminino, cortei os excessos e ela virou um modelo cropped, conforme você pode ver acima. Dica: para que as mangas fiquem iguais, corte-as com a camiseta dobrada ao meio.


Uma sugestão muito fácil para deixar a peça mais fresquinha é simplesmente cortar as mangas, como fiz nessa outra camiseta:

Agora, se você quiser dar um colorido a mais, tenho uma sugestão "fácil e fresca" para o verão: aplicar um pedaço de renda neon em toda a lateral. Aqui, agulha e linha podem ser substituídas por cola de tecido. Mas atenção: muito cuidado com os acabamentos para não deixar excesso de cola aparecendo. Fica muito feio! E siga corretamente as instruções no rótulo do produto. Em geral, as marcas aconselham esperar 72 horas antes de lavar a peça.

Esse vídeo é bem antigo, foi uma entrevista que dei para o Programa Estilo Moda, que passava na TvCom. Aqui ensino mais três tipos de camisetas transformadas somente com tesoura:

Espero ter inspirado para transformar aquela peça que está parada no armário! Mande pra mim as fotos, vou adorar ver as invenções!

Um beijo, Elisa Lisot

Recent Posts
bottom of page