top of page

A história da Lerô Design


Olá! Me chamo Letícia Rodrigues, sou gaúcha e me formei pela Unisinos, em Design. Posso dizer que desde pequena gosto de criar e projetar coisas. Com uns dez anos desenhava meu quarto e todos os móveis que queria ter nele. Junto a isso, existia uma paixão pela moda e por “montar looks” nas bonecas Barbie e Polly, com aquela variedade de roupas! E ainda tinha aquelas bonecas de papel que você recortava e vestia! Quem lembra? Cheguei até a desenhar roupas para colocar nas minhas bonecas de papel.


Mais tarde, com uns 12 anos, minha vó (que infelizmente não está mais aqui), me ensinou tricô. Adorava aqueles momentos com ela, mas acabei partindo para o tricô no tear de prego. Fiz muitas mantas de lã para usar, dar pra família e, por que não, vender?


Passado anos, chegou a época do vestibular. Fiquei com uma dúvida: ou fazia Farmácia para continuar os negócios da família, ou seguia a minha paixão por criar e entrava no design. Conversei com meus pais, e me deram o maior apoio para ir em busca do meu sonho. Como falei antes, eu gostava de criar produtos e também gostava de moda. Mas e agora? Design de Produto? Design de Moda?


Resolvi então, entrar no Design da Unisinos, que era um curso diferente, chamado "Design Estratégico". Achei muito interessante e, fazendo isso, poderia depois me especializar na área que eu gostasse mais.


Após três anos de curso, aulas e professores muito bons, me formei. Daí veio aquele desespero de pessoa recém formada. O que fazer agora? No ano seguinte fiz um curso de design de mobiliário, mas acabei desistindo de trabalhar com isso, por achar difícil abrir um negócio de móveis. Vi que não queria trabalhar em fábrica e comecei a fazer só trabalhos “freela”. Projetei alguns móveis, participei de concursos culturais, onde enviava meus projetos, fiz trabalhos na área de design gráfico, mas não me sentia totalmente realizada.


Foi quando resolvi resgatar minha paixão por moda e busquei os cursos de costura da EstiLisot! Comecei em Agosto de 2014 no curso de Manejo de Máquina com a professora Graziela Marcondes. Amei tudo, mas fiquei um tempo sem conseguir praticar por não ter máquina de costura. Em Janeiro de 2015, voltei pra EstiLisot e resolvi fazer o mesmo curso para praticar de novo a costura, desta vez com a professora Karenina Benvenuti, outra ótima profissional. Logo em seguida entrei para o Curso de Confecção de Bolsas da EstiLisot e decidi que era na área de acessórios que eu queria focar. Finalizei o curso muito feliz, aprendi várias técnicas e termos de costura!


Hoje, depois de um ano e meio, tenho uma marca chamada LeRô Design, para a qual desenvolvo bolsas, clutches, necessaires, estojos, etc. E nesse ano realizei um sonho de criar duas estampas com padrão de repetição e um pequena coleção de estampas para necessaire. Isso tudo devo à EstiLisot e também à Unisinos que me deram grande parte do meu conhecimento, digamos “profissional". Agora estou começando a me aventurar pelo bordado e percebo que cada peça que bordo ou costuro é como uma terapia, nem vejo o tempo passar. Amo demais! Estou muito feliz e quero continuar nessa área de confecção de bolsas.

Comecei um blog há pouco tempo para dividir minhas inspirações com quem quer saber sobre moda, design e arte. Está bem no começo, mas quem quiser acessar, o nome é Isso Me Inspira". Lá compartilho experiências e inspirações nessas áreas! Nos vemos por lá!

Letícia Rodrigues

Recent Posts
bottom of page