top of page

Desenhar não é só dom

Quem já veio aqui na EstiLisot Moda Escola provavelmente parou para olhar o varal na recepção com desenhos de alunos do Curso de Estilismo para Crianças.

Frequentemente vejo as pessoas admirando os croquis ali expostos e, na maioria das vezes, incrédulas ao saber que aquilo nasceu das mãos de crianças tão jovens.


Volta e meia escuto frases do tipo "isso não é pra mim" ou "não tenho esse dom" ou ainda “gostaria tanto de saber desenhar” acompanhadas por um suspiro de lamento.

O que essas pessoas não sabem é que elas podem!



Pois então, tenho uma coisa para confessar aqui: essa que vos escreve era um zero à esquerda no Desenho e isso quase atrapalhou o nascimento da EstiLisot!


Vou explicar:

Quando fui fazer vestibular para Artes Visuais, me deparei com um verdadeiro monstro para mim na época: o teste de aptidão para o desenho. Eu até tinha uma boa noção de proporção, mas era péssima em desenhar natureza morta, o dueto "luz e sombra" era terrível e, para piorar minha situação, nessa prova da UFRGS só permitem usar lápis 6B (pelo menos naquela época em meados de 2002 era assim).

Ou seja, você tem que demonstrar que o vidro é transparente, que a madeira tem nervuras, que o papel é branco, e por ai vai. É proibido cor e o uso de qualquer outro material. Complexo né? Para mim era pavoroso! Mesmo assim resolvi tentar, porque eu queria muito cursar Artes.


A prova consistia em um desenho de observação no qual NÃO era permitido escolher o ângulo de visão: os lugares eram sorteados! (Pânico parte I)

Cada candidato deveria observar a natureza morta no centro da sala por alguns minutos e fazer duas representações: primeiro um esboço breve em quinze minutos e em seguida um desenho fiel em uma hora e meia (Pânico parte II)

A imagem que eu via era formada por alguns bancos, um vaso de flor, alguns potes e frascos de materiais variados, como vidro, cerâmica, plástico e... um abacaxi! (Pânico parte III) Ou seja, eu tinha um verdadeiro abacaxi para resolver!


Resultado: fui reprovada por dois anos consecutivos - o que me desanimou muito - mas, ainda assim, resolvi insistir.

No ano seguinte, me propus a treinar mais o desenho do que estudar para o próprio vestibular. Decidi me matricular em TRÊS cursos diferentes de ilustração. Portanto, pratiquei meus rabiscos com três profissionais diversos, exercitando meu pulso como quem vai à academia cultivar músculos!


A GLÓRIA: naquele ano, fui aprovada no tal teste que era meu pesadelo!

Qual a conclusão que cheguei? Que Desenho é treino! É um preparo do olhar, prática do braço e da mão, um exercício da mente.

Claro que há os sortudos que nascem com o dom. Se você é um deles, levante as mãos e agradeça aos céus \o/

Mas, mesmo assim, ainda que você nasça com este presente divino, o treino é necessário para "desenferrujar", aperfeiçoar e ter um desenho fluido, com movimento.


Infelizmente eu não recebi esta bênção haha! Portanto, o que me restou para realizar meu sonho, foi exercitar meu traço.

A melhor parte é que depois disso eu fiz cursos de Desenho voltados para a Moda e aí a coisa começou a ficar muito mais legal!

Esboçar roupas que eu criava era simplesmente o máximo. Passar as ideias para o papel e vê-las em uma representação fiel é extremamente gratificante. E aí comecei a ter cada vez mais "apetite" pela coisa e acabei criando até uma coleção de roupas femininas para andar de moto e ainda um figurino invejável para cachorro hahaha!





Agora faço aqui um convite para você que tem vontade de fazer croquis incríveis, mas não sabe por onde começar:

Vem experimentar nosso Curso de Desenho de Moda! Dá uma olhada AQUI.


Te digo não só que é possível, como afirmo que você VAI CONSEGUIR pegar num lápis e fazer nascer coisas lindas! Porque o desenho não é uma habilidade exclusiva de "seres especiais", ok?


Um abraço com desejos de muitos rabiscos,

Elisa Lisot





Recent Posts
bottom of page