top of page

Criando coragem para mudar

Contagem regressiva para as sextas-feiras. Depressão e mau humor às segundas. Palavras como "stress", "esgotamento" e "desgaste" constantemente utilizadas. Todos estes são sintomas de insatisfação com a função ou cargo ocupado. Com bastante frequência escuto pessoas lamentando-se dos seus trabalhos. Minha posição e conselho são sempre os mesmos: crie coragem para mudar o rumo e o destino da sua vida.


Não podemos nos torturar cinco dias da semana para sermos felizes somente aos finais de semana. Além disso, normalmente, são 8 horas diárias dedicas ao ofício. Ou seja, um terço do dia exercendo algo que não te dá prazer é sacrificante demais. A vida é muito curta para vivermos nessa proporção!


Não estou dizendo que é fácil. Ir em busca dos sonhos geralmente não é. Mas que graça a vida teria se não fosse assim? Os obstáculos servem para sentirmos aquele gostinho de vitória mais aguçado ao final do percurso - ou mesmo durante.


Acredito que para quem confia no seu trabalho e no seu sonho, mesmo passando por momentos de incerteza, transforma aquela famosa pergunta "Será que vai dar certo?" em uma afirmação "Já deu certo!"


Vai por mim, depois que tiver sucesso, você vai olhar pra trás, orgulhoso por tudo o que conquistou, e dizer "Valeu a pena"!


Não importa sua idade, nem condição financeira, nem a cidade onde mora. A questão está muito além disso. Envolve coragem, persistência e determinação. Qualquer metamorfose não precisa ser brusca e tudo pode ter um andamento leve, com passos curtos, porém na direção certa.


Não pense que você está "velho" demais para fazer determinada coisa. Esse tipo de crença limitante nos impede de ir além e alcançar nossos objetivos. Nada é para sempre. Se não for este o caminho, dê meia volta e faça o retorno - Você é do tamanho do seu sonho!


COMO TER MAIS SATISFAÇÃO PESSOAL COM SEU TRABALHO?

Se você pensa em mudar de área, seja trocando totalmente de ramo ou abrindo sua própria empresa, você deve transformar-se. Para ter o que poucos têm, você tem que fazer o que poucos fazem.


Reuni 10 itens que julgo serem importantes para a tomada desta decisão de trabalhar com sua paixão:


1 - Comece pensando em algo que você já sabe fazer

Excelentes profissionais e pessoas de sucesso são movidos pelo seu próprio talento e inclinações, portanto, pense em algo que você é elogiado por fazer bem.


2 - Especialize-se

Faça um curso, ou vários, trabalhe como aprendiz, procure informações confiáveis em livros e na Internet. Só não saia “atirando para qualquer lado” sem estar o mínimo preparado. Assim, você se qualifica e passa a prever erros que podem vir a acontecer.


3 - Converse com empreendedores ou profissionais da área na qual pretende ingressar

Debater com pessoas que vivem a realidade que você almeja é muito válido para conhecer e se preparar para as dificuldades que serão enfrentadas.


4 - Analise se precisa de um sócio.

Reflita sobre unir-se a alguém ou contratar um funcionário para ajudá-lo naquilo que você não é bom. Mas fique atento! Nem sempre aquele amigo de longa data será um bom sócio.


5 - Nunca deixe de prestar atenção no mercado.

Crescer não é opção - é questão de sobrevivência do negócio. É preciso crescer! O mercado está cada vez mais dinâmico: novas tecnologias surgem, novos concorrentes, oportunidades e desafios. A equipe precisa ser constantemente motivada e treinada, por isso precisamos nos reinventar. Boa notícia: o crescimento do negócio, se bem manejado, pode proporcionar muito mais tempo livre para o empreendedor.




6 - Reconheça que todo trabalho tem a parte boa e a parte ruim.

Como afirmou o escritor Mario Sergio Cortella em uma de suas palestra:


"Para fazer o que se gosta é necessário fazer várias coisas das quais não se gosta. Faz parte do processo. Não há possibilidade de se conseguir algumas coisas sem esforço. Adoro dar aulas, sou professor há 42 anos, mas detesto corrigir provas. Não posso terceirizar a correção, porque a prova me mostra como estou ensinando. Não é nem a retomada do 'no pain, no gain' ('sem dor, não há ganho'). Mas é a lógica de que não dá para ter essa visão hedonista, idílica, do puro prazer. Isso é ilusório e gera sofrimento.".


7 - Acredite em si. Sempre!

Você constantemente vai ouvir opiniões externas te desencorajando, mas elas não podem fazer sentido. Seja egoísta: seja aquilo que você quer ser e não o que os outros querem que você seja.


8 - Empreenda com a cabeça nas nuvens e os pés no chão.

Para ter ideias mirabolantes, mas possíveis de realizar dentro de um plano de ação racionalmente estipulado.


9 - Conscientize-se que você vai passar por momentos difíceis, mas vai passar.

Tudo tem seus altos e baixos.


10 - Pesquise um nome bacana e estratégias de marketing para divulgar seu negócio.

Procede a máxima de que a propaganda é a alma do negócio.


OUÇA SEU CORAÇÃO E VÁ À LUTA!


Lembre-se que quem ama e acredita no que faz é mais feliz.


Por isso, deixo aqui minha reflexão para esse novo ano que se inicia. O que você faz tem que te aproximar do seu sonho! Qual é o seu?


Elisa Lisot

Recent Posts
bottom of page