top of page

Você não é estampa para seguir padrões

Você já parou pra pensar em quantas coisas fazemos porque o "padrão da sociedade" exige?

Muitas vezes deixamos de realizar sonhos, ser quem gostaríamos de ser e fazer o que temos vontade.

Ao longo da vida temos vários momentos em que, sem perceber, somos obrigados a determinados "fatos marcantes". Por exemplo, casamento, filhos, aquele emprego com estabilidade financeira ou até um corpo perfeito. Tudo para se encaixar no rótulo de "ser humano normal".

Se você gosta e se encaixa em tudo isso que citei acima, ótimo! Mas essa sequência não foi feita para todos...

Por isso te pergunto: qual o problema em não ser "normal"? É, tô falando de anomalia mesmo! Daquela pessoa que tem um parafuso a menos e os outros a classificam como "o doidinho da turma" :)

Se você acha bonito um biotipo cheinho, ou aquele corpo zero malhado não há problema algum.

Se você vive muito bem com sua própria companhia e não sente vontade nem necessidade de se juntar à alguém, vai casar por quê?

Já vi muita gente se cobrando por não querer ter filhos, por exemplo. Ou até mesmo querer tentar manter casamento mesmo sendo infeliz!

E falando um pouco de moda: se você tem vontade de vestir-se de uma forma diferente, não vejo porquê não encarar seu estilo. Salvo o dress code do local onde vai frequentar, vista-se como você se sente bem! E pronto.

Já contei minha história aqui sobre a escolha da minha profissão. Foi um auê geral na família (de médicos), ouvi cada coisa que você não imagina... Foi uma fase muito difícil e demorou a passar. Mas hoje olho pra trás e penso "Que bom que eu segui a minha vontade" (para ler como foi essa luta, clique nas matérias "Crises são necessárias" e "Criando coragem para mudar")

Afinal, quem é que vai viver a minha vida: eu ou meus pais?

A verdade é que ficamos tão acostumados a viver nesse mundo chato, que nem lembramos tudo o que fizemos por ser algo "cobrado" pela sociedade.

Mas deixa eu te contar: as coisas mais legais são fora dos parâmetros!

As invenções mais geniais, as grandes obras de arte, as descobertas do mundo... Tudo foram conquistas por gente original e "fora da casinha".

Só que, infelizmente, cobramos de todo mundo o tempo todo. E, para mudar isso, tem que vir da gente: não exija do outro. Principalmente se for seu filho.

Quando vejo alunos falando "Eu queria ser artista, mas meu pai disse que não dá dinheiro, então vou ser dentista" me dá uma dor no coração. Tenho vontade de pegar aquele pai, sentar pra conversar e dizer "Por favor, deixe seu filho sonhar - alto - e ser o que ele quiser e quem ele quiser! Mesmo que seja Astronauta!!"

É claro que para ir contra a família e sociedade exige coragem. Não é fácil. Por isso compilei algumas dicas e espero que te ajude a cair fora dos padrões da sociedade para seguir seu sonho:

  1. Tenha certeza do que você quer - esse é o primeiro passo para ir em frente. Porque a dúvida é a pior fase.

  2. Se aceite e não se sinta culpado - a partir do momento que você aceitar que é assim, já é meio caminho andado.

  3. Bata o pé e ligue o foda-se - as pessoas vão falar, vão tentar te fazer mudar de ideia, e o mais provável é que não te apoiem. Mas sabe aquele botãozinho vermelho escrito "Foda-se" que só você pode ligar? Vai fundo.

  4. Pense na sua FELICIDADE - sim, nesses momentos você precisa ser um pouco egoísta. JAMAIS seja infeliz para dar felicidade ao outro. Pense no outro, claro. Mas não a ponto de esquecer de VOCÊ!

  5. Pergunte-se "Quem vai viver minha vida?" - e pronto. Vá a luta.

E agora é que vem a parte boa: quando você for um vencedor (digo vencedor por ter seguido teu sonho), a sociedade, aquela mesma que te julgou lá no passado, vai olhar pra você, aplaudir e dizer assim "Parabéns por ter ido atrás do seu sonho!"

Ajudou? Espero que sim.

Um beijo e lembre-se: Seja feliz! Nada é mais importante do que se sentir bem!

Elisa Lisot

Recent Posts
bottom of page