top of page

Como fazer produção em série no teu atelier!

Olá Estilisete!

Tu sabe como organizar um sistema fordista de produção no teu atelier? Vou te contar abaixo!

(Se tu preferir assistir ao invés de ler, aqui está o vídeo que gravei para o YouTube: Clique aqui!)

Quem trabalha com costura ou artesanato tem que estar bem preparada para assumir grandes encomendas. Não tenha aquele pensamento pequeno "Ah, mas eu tenho poucos clientes" ou "só atendo consumidor final, e eles sempre pedem poucas peças de cada modelo".

Um dia, uma bela oportunidade pode bater a tua porta, e aí tu vai dizer que "não pega" aquele serviço porque é grande demais? JAMAIS FAÇA ISSO! Isso é fechar as portas para uma coisa que talvez tu tenha batalhado muito para atingir: a divulgação da tua marca!

Se tu não tem estrutura (e aqui não me refiro a espaço físico, mas sim a: equipe, matéria prima, fornecedores, além de know-how) tu nunca vai estar pronta para encarar um grande trabalho. E se tu quer ganhar mais dinheiro, tu NÃO pode ter pensamento pequeno!

Neste mês, trabalhei numa encomenda gigante para a Páscoa: tive que entregar 2.500 unidades de máscaras de coelho - e já é a terceira vez que esse mesmo cliente contrata a EstiLisot, cada ano aumenta mais a quantidade.

Provavelmente tu já ouviu falar ou até já trabalhou com a famosa "produção em série". Mas eu vou te mostrar alguns detalhes para quem trabalha com artesanato ou costura, que só consegui aprender depois dessa encomenda em especial. Bora falar sobre isso? Quero te passar todos os macetes que reuni - porque melhor do que aprender errando, é aprender com o erro dos outros!

Abaixo seguem dicas de produção em série para transformar o atelier numa mini fabrica de artesanato / costura:

  1. Posicionamento dos materiais e instrumentos de trabalho: Por exemplo: evite ficar pegando na tesoura toda hora. Tenta te ajeitar de alguma maneira que tu consiga ficar com ela na mão, porque o tempo do "pega e solta" faz diferença.

  2. Ergonomia do espaço: É importante que os móveis te ajudem nessa função. Sente-se numa cadeira confortável e macia na medida certa ao invés de um banco duro, por exemplo. Use roupas e sapatos confortáveis. A pior coisa é trabalhar o dia inteiro numa atividade com alguma coisa te apertando.

  3. Cuide do teu corpo. Lembre-se que sem ele, tu não trabalha. Portanto, alongue-se! Use a regra do "um pra dez": uma hora de trabalho para 10 minutos de descanso.

  4. Use os pés! Aqui foi uma brincadeira que fiz lá no nosso Instagram (@EstilisotModaEscola). Enquanto a Mayara trabalhava sentada usando as mãos, peguei o pé dela emprestado para grampear o elástico - já não conseguia mais fazer com a mão porque estava com o braço dolorido. Tem que ser criativa haha!

  5. Intercale os braços para evitar dores. Há estudos de que evita até o Alzheimer porque força o cérebro a trabalhar o outro lado!

  6. Pense, a todo momento, em formas de agilizar ao máximo a produção. Por exemplo: cortar fitas, elásticos ou linhas não tem como ser de um em um! Pegue vários rolos e corte a cada 5 unidades. Tu vai reduzir em 1/5 o tempo de produção. Ou também pode medir a fita e ir dividindo pela metade - dica de seguidora. Sempre tente achar maneiras de fazer o trabalho fluir.

  7. Selecione os materiais pela qualidade, e não pelo preço. Não precisa nem explicar, né?

  8. Transforme o ambiente em algo gostoso para passar horas trabalhando: Coloque uma boa trilha sonora ou canal no YouTube que te agregue conteúdo e te faça ficar bem feliz! Quando a gente trabalha feliz, produzimos mais!

  9. Faça o TEU controle de qualidade. Jamais terceirize essa parte. Trabalhos manuais terão leves diferenças uns dos outros, mas precisam ter um padrão.

  10. Como evitar problemas com fornecedor e equipe: Na medida do possível, mantenha o mesmo fornecedor. Ficar "pipocando" de loja em loja não cria uma relação de amizade com os fornecedores. Quando a gente tem a nossa rede, eles nos conhecem e nos atendem melhor, entendem a tua "pressa" e conseguem suprir as tuas necessidades com mais agilidade.

Gostou das dicas? Espero que elas te ajudem!

Um beijo, e até a próxima!

Elisa Lisot.

Recent Posts
bottom of page