top of page

QUERO FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO, POR ONDE COMEÇO?

Tenho recebido essa pergunta desde que começamos a parceria com o Camaleão, e acho o máximo ver essa vontade nas minhas seguidoras.

Desde que fundei a EstiLisot, tenho essa vontade de fazer algum projeto social. Mas... Nunca dava certo. Meu sonho era ter a EstiLisot cheia de crianças aprendendo a costurar, independente da classe social. Porém... só ter boa vontade não basta. Tem que ter também ORGANIZAÇÃO. E, finalmente, cheguei a conclusão que eu não teria como fazer esse trabalho sozinha.

Acabava me frustrando, porque muitas vezes o resultado era mínimo, e me sentia muitas vezes remando contra a maré - sabemos que não é fácil começar nada do zero. Por isso, se filiar a uma ONG é a maneira mais "frutífera", afinal, são pessoas trabalhando por pessoas e com diversas demandas.

Reuni algumas dicas para quem costura e quer abraçar uma causa:

  • Una-se a amigas costureiras + retalhos de alguma fábrica de roupas e costure colchas para moradores de rua

  • Ainda nessa pegada da colcha de retalhos: se os pedaços forem menores, busque alguma creche com berçário e faça cobertinhas ou roupas para os bebês

  • Existem ONGs que cuidam de bichos de rua. Pegue as sobras de tecidos para encher camas bem fofinhas para os pets

  • Para arrecadar matéria prima, jogue no Google "representante de tecido + cidade". Geralmente eles trabalham com bandeiras de tecidos que são pedaços generosos e vão pro LIXO a cada estação. Com certeza vão ficar felizes com tua ligação e gratos por tu ir buscar o que eles precisariam descartar!

  • Se não tiver tempo de costurar, tu pode aproveitar datas comemorativas - como o teu aniversário, ou o do filho - e pedir que os convidados levem fraldas, leite em pó ou brinquedos e levar na creche instituição/igreja mais próxima. Eu já fiz e foi sucesso, no ano passado, meu filho Gabriel topou trocar seus presentes para ajudar cachorrinhos que passam fome e arrecadamos 180 Kg de ração!!

E antes de me despedir, quero te mostrar como foi nosso último dia de voluntariado aqui, para a confecção do Kit Com Carinho, do Projeto Camaleão - clique na foto para assistir:


E aí, ajudou? Se tiver mais alguma ideia, coloca aqui nos comentários!

Um beijo,

Elisa Lisot

Recent Posts
bottom of page