QUERO FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO, POR ONDE COMEÇO?
Tenho recebido essa pergunta desde que começamos a parceria com o Camaleão, e acho o máximo ver essa vontade nas minhas seguidoras.
Desde que fundei a EstiLisot, tenho essa vontade de fazer algum projeto social. Mas... Nunca dava certo. Meu sonho era ter a EstiLisot cheia de crianças aprendendo a costurar, independente da classe social. Porém... só ter boa vontade não basta. Tem que ter também ORGANIZAÇÃO. E, finalmente, cheguei a conclusão que eu não teria como fazer esse trabalho sozinha.
Acabava me frustrando, porque muitas vezes o resultado era mínimo, e me sentia muitas vezes remando contra a maré - sabemos que não é fácil começar nada do zero. Por isso, se filiar a uma ONG é a maneira mais "frutífera", afinal, são pessoas trabalhando por pessoas e com diversas demandas.
Reuni algumas dicas para quem costura e quer abraçar uma causa:
Una-se a amigas costureiras + retalhos de alguma fábrica de roupas e costure colchas para moradores de rua
Ainda nessa pegada da colcha de retalhos: se os pedaços forem menores, busque alguma creche com berçário e faça cobertinhas ou roupas para os bebês
Existem ONGs que cuidam de bichos de rua. Pegue as sobras de tecidos para encher camas bem fofinhas para os pets
Para arrecadar matéria prima, jogue no Google "representante de tecido + cidade". Geralmente eles trabalham com bandeiras de tecidos que são pedaços generosos e vão pro LIXO a cada estação. Com certeza vão ficar felizes com tua ligação e gratos por tu ir buscar o que eles precisariam descartar!
Se não tiver tempo de costurar, tu pode aproveitar datas comemorativas - como o teu aniversário, ou o do filho - e pedir que os convidados levem fraldas, leite em pó ou brinquedos e levar na creche instituição/igreja mais próxima. Eu já fiz e foi sucesso, no ano passado, meu filho Gabriel topou trocar seus presentes para ajudar cachorrinhos que passam fome e arrecadamos 180 Kg de ração!!
E antes de me despedir, quero te mostrar como foi nosso último dia de voluntariado aqui, para a confecção do Kit Com Carinho, do Projeto Camaleão - clique na foto para assistir:
E aí, ajudou? Se tiver mais alguma ideia, coloca aqui nos comentários!
Um beijo,
Elisa Lisot