"Couro ecológico" não existe!
Se tem um termo da moda que eu fico brava, é esse tal de "Couro Ecológico"! Primeiro porque de "ecológico' não tem nada, segundo porque é um material de péssima qualidade e faz com que todo o investimento que fazemos numa roupa vá por água abaixo.
Uma seguidora me perguntou no Instagram se jaqueta de "couro sintético" quando começa a craquelar tem conserto... A dica que eu dou para esse tipo de peça é: NÃO COMPRE! Vou listar alguns motivos para que tu abandone de uma vez por todas esse material - seja costureira ou consumidora de moda:
Isso não é um tecido. É plástico! E devemos, urgentemente e sempre que possível, abolir o uso do plástico.
A durabilidade da peça é de, no máximo, três anos. Não adianta tentar pintar, hidratar com creme, ou rezar missa: aceite que aquela tua roupa preferida de plástico vai ter que ir pro lixo!
Usar roupa de "couro ecológico" é um completo desperdício: Se tu é costureira, investiu tempo para confeccionar. Se tu é consumidora, investiu dinheiro para adquirir aquela peça.
Não se sinta culpada por optar comprar uma peça de couro verdadeiro. Enquanto a população se alimentar de carne, ainda vai existir o resíduo do couro. Inclusive se tu quiser fazer essa pegada sustentável para uma marca de moda e quiser usar couro de verdade, pode utilizar restos da indústria moveleira, por exemplo
O couro verdadeiro não polui tanto quando jogado na natureza, pois é uma matéria orgânica e vai se decompor naturalmente.
Espero que eu tenha te trazido argumentos suficientes para tu repensar o uso desse material!
Um beijo,
Elisa Lisot