top of page

Como ensinar princípios como a Persistência

Olá EstiLisetes! A matéria de hoje é uma entrevista com a Dani, mãe da nossa querida aluna Ana Clara, 10 anos, e do Nicolas, 16. A Ana Clara vai para o quarto e último ano de aprendizagem aqui na EstiLisot. Será a aluna mais nova a se formar no Curso de Estilismo! Escolhi fazer essa entrevista, porque certo dia a Dani me contou do combinado que tem com os filhos antes de iniciar o ano letivo: eles tem a liberdade de decidirem as atividades extra classe que quiserem cursar naquele período, com a condição de que persistam até o mês de dezembro.

Achei aquilo fantástico não só pelo livre arbítrio que ela dá aos filhos de optarem o que é de sua preferência - acredito que a maioria dos pais faz isso ao fazer a matrícula em qualquer ocupação - mas o mais importante é que ela pede que eles tenham persistência para aprender de verdade a atividade escolhida.



Ana Gremmelmaier Ballet

Ela relatou: "Não acredito que em menos de um ano uma criança possa ter experimentado as etapas da aprendizagem das atividades. Qualquer modalidade esportiva ou cultural tem um plano de ensino, uma proposta, um planejamento, um inicio, meio e fim. Com o passar dos anos noto um grande "entra e sai" dos alunos, pela falta de insistência e disciplina, o que prejudica toda proposta e evolução da aprendizagem. Os estudantes não conseguem vivenciar o que está sendo sugerido e desistem, sem atingir o objetivo."


Fiquei tão curiosa com este acordo que ela tem com os filhos, que resolvi questionar mais! Vejam que legal: 1. Como surgiu a ideia deste combinado com a Ana clara?

Aninha é a segunda filha, e a ideia de concluir as atividades as quais nos propusemos a realizar é minha, desde criança, e eu trouxe para a educação dos meus filhos. Ao contrário deles, não tive tantas oportunidades de frequentar atividades extraclasse, dancei em CTG e toquei na Banda Marcial da escola, tirei carteira de motorista (risos)

Como eles são de uma época muito mais rica, cheia de diversidade, eles escolhem, entre tantas ofertas, as que mais tem a ver com eles.

O colégio é inegociável, no entanto, as atividades esportivas e extracurriculares sempre puderam decidir e aí entra o combinado: iniciou, vai até o fim!

2. Quais atividades extraclasse ela já fez?

Musicalização infantil na UFRGS dos 6 meses aos 2 anos

Ballet dos 3 aos 7 anos

Natação durante dois anos para aprender a ter uma boa relação com a água - pretendemos negociar um retorno.

Ginástica Rítmica no colégio durante um ano. O motivo do seu desligamento era o barulho nos treinos, que aconteciam em um ginásio, com várias turmas e ao mesmo tempo, deixava ela "ensurdecida".

Karatê onde concluiu duas trocas de faixa e graduação

⚬ A EstiLisot entrou na sua vida quando desenhava modelitos para seus Little Poneys. Ela queria construir essas roupas, costurar, aprender mais, pois já demonstrava muita criatividade fazendo as vestimentas com massa de modelar colorida. Em busca de uma escola que atendesse crianças, chegamos na EstiLisot, Ana Clara com 7 anos recém feitos iniciou o 1º ano, e agora está indo para o 4º e última etapa do curso completo. Respeitou regras, propostas, projetos, fez o seu melhor e chegou até aqui.

⚬ Atualmente seu esporte é a Patinação, essa é modalidade campeã em desistência: foi um entra e sai impressionante, comprometendo a apresentação de encerramento que foi cancelado, pois a turma estava desmantelada... mas Ana Clara foi até a última aula.


3. Como foi para a Ana Clara a compreensão desse combinado?

Ela tem orgulho de dizer para as pessoas e para as amigas que ela faz até o fim, e não entende como várias colegas entraram nas mesmas atividades e saíram em menos de três ou seis meses . Ela diz: 'Não sei como as mães delas deixam... nem aprenderam nada ainda e já saíram'


Ana Gremmelmaier - Costurando na EstiLisot

4. Alguma vez não deu certo ou foi um "martírio" para ir ate o fim do curso?


Não teve martírio porque são atividades escolhidas por ela, por afinidade ou vontade, e como sempre digo, "Escolhe bem, pois depois que iniciar, vai no mínimo até dezembro". Além disso, sempre encontramos profissionais muito especiais, dedicados e competentes.


5. O que você acha que está deixando de ensinamentos para tua filha com este trato?

Lição para VIDA. A não desistir dos relacionamentos, dos projetos pessoais, das reprovações, dos medos, do ideal imaginado. A ter responsabilidade, noção de valor, custos, de decisões mais acertadas. De escolhas. Atualmente, no mundo fast onde o dedo no celular dá rapidamente o resultado da busca está se tornando um desafio ensinar um filho a persistir, a concluir e escolher suas prioridades.


Graduação em Karate - Ana Clara Gremmelmaier

6. Em termos de ser mais persistente e levar suas coisas com mais seriedade, sentiste diferença na tua filha?


É uma das características dela, noto amadurecimento. Mas o mais legal é ela mesma enxergar o resultado daquilo que ela se propõe. Mais do que dar aos pais os certificados ela brilha com suas conquistas, do jeito dela, da maneira dela e com o esforço próprio.

Iniciou? Agora vai até o FIM e seja feliz com tuas escolhas.


Adorei ter essa conversa com a Dani pois me motivou a fazer o mesmo quando meu filho for maior e estiver na fase das suas próprias escolhas. Creio que ajudar a "guiar" é uma forma de educar. Espero que tenha também inspirado vocês neste início de ano letivo, afinal atividade extraclasse não é brincadeira e prazer o tempo todo. Vai ter aula que é chata, vai ter colega que incomoda, sempre terão as vantagens e desvantagens, como tudo na vida!

Beijos e um ótimo volta às aulas!

Elisa Lisot

Recent Posts
bottom of page