top of page

Costurar é igual dirigir!



Será que preciso aprender a costurar exatamente na máquina que vou comprar pra mim? Não, não precisa! Porque a máquina de costura é como dirigir um carro.

Geralmente quando fazemos auto escola, aprendemos naqueles modelos bem simples e depois conseguimos dirigir todos os outros. Isso porque a direção fica sempre ao alcance do motorista, o câmbio é na mão direita, os pedais são no pé e, enfim, o painel vai estar na tua frente... não tem segredo! No máximo, se for dirigir na Inglaterra, aí a direção vai ser no outro lado e o câmbio vai ser na mão esquerda. Mas, em geral, a gente aprende a pilotar um carro bem simples e depois parte para os mais variados tipos de carro, não é mesmo?! E assim é com a máquina de costura! A agulha sempre vai estar na mesma posição, igualmente o volante - que a gente tem que virar com a mão direita - o pedal também sempre no pé ou seja, não tem muito mistério!

Se tu tem a oportunidade de aprender somente em uma máquina bem simples, vá em frente! O "simples" vai te dar muito gás e experiência para depois, quem sabe, adquirir uma máquina mais moderna, potente ou eletrônica. Eu gosto sempre de dizer pros meus alunos, que quando vamos pegar um carro que não é nosso, é normal que dê aquele solavanco e apague o motor. E, até que a gente pegue o manejo do carro, ou o ponto de embreagem, é normal termos um pouquinho de dificuldade.

Assim é com a máquina de costura que a gente está pegando pela primeira vez! É normal que tu dê aquele solavanco inicial e ela saia correndo, ou que tu não saiba como é que enfia certinho a linha. Tu vai fazer uma, duas, três vezes mais devagar, mas lá pela quarta vez tu já vai pegar prática. Então, não se preocupa se tu tem uma doméstica velhinha e quer pegar uma eletrônica, ou tem uma doméstica e quer pegar uma industrial: vá em frente que não tem mistério!

Pensa que é igualzinho dirigir!

Comments


Recent Posts
bottom of page